Pré-Wedding, Pós-Wedding, Trash The Dress, Elopement Wedding, Mini Wedding… Hoje em dia são tantos termos no universo do casamento que os casais ficam até perdidos, muitas vezes não conseguindo diferenciar um do outro, e com razão, alguns deles se confundem e as diferenças entre um e outro muitas vezes é bem pequena. Mas dessa vez não vim explicar essas diferenças (vai ficar para uma próxima postagem do blog), e sim explicar o que é um desses termos e toda a experiência que ele é capaz de proporcionar. Estou falando do Elopement Wedding.

Muitas pessoas que se casam, o fazem apenas no civil e assim acabam não tendo a oportunidade de fazer uma cerimônia ou festa de casamento, não passando por esse ritual do enlace, consequentemente não possuem fotos deste momento. Outros casais juntam as escovas de dentes, vão morar juntos, mas não oficializam sua união, também não passando pela experiência do ritual do casamento. Já alguns casais, oficializam sua união, fazem festa, são fotografados, mas depois desejam renovar seus votos, ou mesmo viver novamente toda a emoção e sentimento despertados por um casamento. Por fim, temos os pombinhos que vão se casar. O que todos têm em comum?! Todos podem fazer um Elopement Wedding.


Muito popular fora do país, esse formato de casamento vem ganhando força por aqui também. O termo remete ao ato de fugir, mas fugir para casar, e passou a ser mais usado da forma como conhecemos hoje a partir de 1800, quando os casais realmente fugiam para se casar, mas atualmente essa “fuga” pode ter outros significados. Alguns também denominam o Elopement Wedding como “Casamento a Dois”, em uma maneira de traduzir o conceito e deixar seu entendimento mais fácil. Então, o que é preciso para termos um Elopement Wedding?

O casal pode sim fugir e se casar repentinamente, como no filmes em Las Vegas, mas o “Elop” também pode ser mais planejado, tudo depende da proposta do casal, mas alguns pontos em comum determinam o que é um Elopement. Vamos lá:
Normalmente ele acontece só com o casal e o fotógrafo (alguns com videomaker também) registrando os ritos do Elop. Em alguns casos também temos a presença de um celebrante e/ou de amigos e familiares, mas em um número muitíssimo limitado.
O local escolhido pode variar bastante e também vai de acordo com a personalidade do casal. Pode ser feito nas montanhas, em uma praia, numa chácara, chalé, ou até mesmo em algum espaço urbano ou locação, ou seja, o casal faz seu Elopement de acordo com seu estilo, com o que se identificam.
O espaço escolhido pode ter uma decoração, com altar, flores, mesa com arranjos, etc., ou mesmo não ter decoração nenhuma, isso também vai depender das propostas do casal. Mas um buquê é uma peça que sempre está presente para a noiva.


E o vestuário, como funciona? O casal pode se vestir como em um casamento tradicional, a noiva com seu vestido e o noivo de terno. O que acontece é que em alguns casos o homem se veste de maneira mais despojada, mas o vestido de noiva acaba sendo uma peça mais fundamental, até por conta dos ritos do Elop.
Por fim, os ritos, quais são e como funciona essa parte? Normalmente o Elopement Wedding se inicia com o encontro do casal, com o noivo esperando sua amada de costas, a esse momento damos o nome de “First Look”, uma das partes mais emocionantes, pois a noiva finalmente aparece pronta, com seu vestido. Antes desse encontro também podemos fazer o making of, tanto dela quanto dele. Após o First Look, quando existe a presença de um celebrante, ocorre o momento da palavra deste. Dando continuidade, o casal faz a troca de votos e/ou das alianças, configurando, em alguns casos, a renovação de votos.




O Elop também pode ter os brindes, o corte do bolo, ou até algum outro rito que o casal queira inserir. Tanto a ordem quanto a presença destes ou de algum outro rito, mais uma vez, vai depender da proposta, personalidade e estilo dos noivos. Assim, temos um casamento íntimo e sem amarras, com a cara do casal.
Dessa maneira, muitos se surpreendem com essa experiência após vivenciá-la, justamente por não ser apenas um ensaio, mas por conter os rituais de um casamento tradicional, só que de forma mais íntima, e fora da igreja, do cartório, ou de espaços comuns a um casamento. Assim, o Elopement Wedding se faz uma experiência única, verdadeira, emocionante e inesquecível, como um casamento deve ser.


Agora, se imagine ao lado do seu amor, casando nas montanhas, só vocês, ou com seus filhos. Se imagine trocando os seus votos, dizendo um para o outro o quanto se amam, trocando alianças e sentindo a brisa na pele e no cabelo, com só o som da natureza como música. Permita-se. Ouse sonhar.







Ficou alguma dúvida, entre em contato para batermos um papo ;)
Para ver esses Elopements Completos:
Elopement Wedding Mirelle & Marcel
Elopement Wedding Bruna e Fill
Todas as fotos que ilustram esse artigo foram feitas por Ronnie Souza Fotografia e contém direitos autorais.